quarta-feira, 9 de novembro de 2011

O dia em que Hamilton encarou o oficial!

Em 3 de maio de 2003 um homem disse não.

Havia uma ordem judicial. Ele, Hamilton dos Santos, 53 anos, tratorista, deixou o seu pé ceder. A máquina parou de rugir. As casas que eram alvo da dentada pá de metal ficam paralisadas sem o organismo biológico que a conduz.

Um tempo mais ganham os moradores do bairro da Palestina na periferia de Salvador. Palavra que dá nome ao lugar e não vem do tupi-guarani.

No entanto, em nome da lei o oficial de justiça o intimida. Mas o organismo biológico não é só casca. Pulsa em seu íntimo uma palavra que significa e é rara: consciência! A justiça que não é justa encontrou no pensamento de Hamilton a compreensão que a muitos faltam.

O tratorista disse novamente, sob coação e perigo de ser preso: "Não".

A autoridade que atribuímos a figuras despidas das mesmas, tão homens e mulheres como nós, mas que por estupidez escolhemos nos submeter consciente ou inconscientemente, dilui-se na ética e na moral do trabalhador intimado.

Hamilton dos Santos fora retirado da máquina em um estado de estresse emocional. Saiu ovacionado um herói pela população, tal como, escoltado pela polícia para o ambulatório local. Outro tratorista foi chamado para o despejo. O seu nome se perdeu, mas o mesmo disse: "Não!".

Foram homens que se despojaram das suas obrigações para um Estado que não se obriga a ser responsável com os mesmos.

Sobretudo, com imaginação compadeceram da dor do outro, mesmo não sendo eles os alvos da diligência.

Exerceram o seu arbítrio a favor de outrem ao invés de optarem conviver. Foram, sobretudo, humanos.

Ambos, os tratoristas, DESOBEDECERAM e os moradores do bairro da Palestina conseguiram estender o tempo do teto por sobre as cabeças das suas famílias até a próxima diligência judicial em prol de quem acumula propriedades e contra os despossuídos.


Esta história não é ficção. É real. Caso queira comprovar basta fazer uma pesquisa na internet.
Autoria: Alek Sander de Carvalho



O Dia Em Que Dorival Encarou a Guarda por tielsam
Direção: Jorge Furtado, José Pedro Goulart
Tipo: Ficção
Ano Produção: 1986
Origem: Brasil (RS)