quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

O Estado contra o povo


Fonte: http://www.tsavkko.com.br/2012/01/massacre-do-pinheirinho-e-preciso.html

Alek Carvalho Muito triste. Tal como nas filmagens que foram feitas em Mauá junto ao MTST, que na época OCUPAVA um terreno, cujo dono tinha divida de 1 milhão com o Estado, desta vez, a especulação imobiliária e o governo tucano (o prefeito de S. José dos Campos é do PSDB) colocaram a PM e a GCM para praticarem a única coisa que elas sabem fazer bem, no caso, bater em trabalhador.

Expulsaram 6 mil famílias que há 8 anos estavam OCUPANDO um terreno com mais de 1 milhão de metros quadrados e cujo o dono é um sujeito engravatado que ficou famoso por corromper e fraudar a Bolsa de Valores, ao mesmo tempo em que criou elos corruptores com o Estado. [[[Para maiores informações não custa se ocupar da operação Satiagraha, que investigava não só o banqueiro Dantas, mas também o Naji Nahas (o tal engravatado de quem falo acima). Esta operação foi retalhada pelo ministro da Justiça Gilmar Mendes, causou a queda de diversos homens honrados e sérios tanto na Polícia Federal (Protógenes Queiroz) como em Tribunais Estaduais (Fausto de Sanctis).]]]

Em suma, o "poder municipal" de São José dos Campos, esfaqueou o popular, apertou as mãos do corruptor e rasgou o artigo 5º da Constituição, especificamente naquilo que condiz aos incisos:
XXII - é garantido o direito de propriedade;
XXIII - a propriedade atenderá a sua função social;.
(fonte: http://www.planalto.gov.br/ccIVIL_03/Constituicao/Constitui%C3%A7ao_Compilado.htm)

O resultado, além das vítimas fatais e feridos com severidade, são um sem número de famílias desapropriadas. Provavelmente, elas ganharão a paliativa bolsa aluguel de 300 reais por 3 meses (que a mídia usa para mostrar o quanto os governos que elas apoiam estão preocupados com os populares expulsos, amenizando a possibilidade de um sentimento de injustiça em parte predominante da opinião pública, mas que na verdade, como todo paliativo, não servem para nada). Certo mesmo, é que não conseguirão imóvel algum para alugar com tal valor e se conseguirem só prorrogaram o inevitável, no caso, estar jogado nas ruas.

Soma-se a esta perspectiva uma ação, a meu modo de ver covarde (porque terceiriza um problema que o município deveria receber), preconceituosa e higienista, tomada pelo prefeito tucano, no caso, oferecer passagens, para que, as pessoas que habitavam o bairro dos Pinheirinhos "retornem para os seus supostos locais de origem". (Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/1038255-prefeitura-distribui-passagens-para-moradores-de-pinheirinho.shtml).

O que podemos concluir de tudo isto é muito óbvio. O PSDB reitera cotidianamente em suas administrações uma tradição autoritária que remonta de tempos passados. Esta perpassa pelo controle de toda e qualquer manifestação popular de natureza diversa. Tudo isto é encoberto por um discurso que prega a eficiência, a técnica e a infalibilidade enquanto dirigentes das nossas vidas.

A questão é: até quando vamos suportar isto? Ou até onde queremos suportar isto?

----------------------------------------
Outros vídeos



Nenhum comentário: