Olha que orgulho. Essa cidade que não é nossa, mas sim do poder imobiliário e dos mercadores da exploração da mão de obra, caminha para uma marca considerável. Tão botando mais fumaça no horizonte da cidade. Não respire fundo, pois, você, da cidade de São Paulo, já é fumante sem nunca ter dado um trago.
.
A NOTÍCIA
O DETRAN divulgou que no ano de 2007 a frota de veículos na cidade de São Paulo aumentou 7%, o que significa que mais 400 mil novos carros entraram em circulação nas ruas da cidade. Com isso a frota da cidade chega a 6 milhões de automóveis e já é a 3º do país, ficando atrás apenas de Curitiba e Campinas, naquilo que condiz a proporção de carros por habitante. Vale lembrar que São Paulo tem aproximadamente 17,5 milhões de habitantes e, que, portanto, está muito à frente das duas cidades.
.
Congratulações, é claro, para o despropósitado poder dos nossos honrosos representantes eleitos democraticamente pelo peido de exercício da escolha que é este negócio de voto e que às picas para o bem-estar social, engordam a renda das já trilhonárias montadoras multinacionais, as quais, por sua vez, marketeiam sonhos de aço para sujeitos, sem muita massa cinzenta, se exibirem pelas vias com o mais novo modelo de auto-motor a sua cidadania, quando negam-se a oferecer a sociedade aquilo que lhe é de direito. Depois saem às loucas por um âncora televisivo que reclame: "Olha, este povinho que desrespeita o direito de ir e vir!!! Fecharam outra marginal. Vejam os quilômetros de congestionamento!".
.
Assim, ao invés de cobrarem uma prestação de serviço de qualidade das empresas que prestam o serviço de transporte nesta cidade e fazer parte do seu trabalho, legislam leis, para que, as mesmos joguem propagandas nas cabeças dos usuários. Nenhuma novidade isso, para quem vos escreve. Ademais, pra quem sabe ler nas entre-linhas, o poder municipal (Kassab e Serra + sua base parlamentar) não nos trata como cidadãos, senão como consumidores e como, ao que parece, a sociedade de forma predominante nem suspeita do que se trata este troço de cidadania, já deu conta de improvisar a liberdade de escolha tão bem margeada pelos slogans das campanhas publicitárias, habilmente sugeridas pelo BUSTV/METRÔTV/TV Cultura(?): "Quer ser cidadão?!?!? Compre um carro!!!". E os cães pastores, levam o gado de corte pra pastorear.
.
Pra piorar a tarifa nesta cidade vai aumentar novamente, num movimento curioso e perspicaz. Notem que nos últimos 5 anos o empreedimento privado vem tomando sem nenhum freio o espaço público, pois olha que óbvio: é ele quem está no poder. Decidiram sair detrás das cortinas. Perderam o comedimento e até andam fazendo filmes como o "Tropa DA elite" e distribuindo gratuitamente a violência policial, a tortura, o autoritarismo como solução política. Enfim, falo dos inúmeros quiosques que se multiplicaram como baratas nos terminais de ônibus e estações de metrô. Será que alguém já se indagou: "O que eu estou ganhando com isso?!?!?", pois parece que proporcionalmente a multiplicação dos quiosques e campanhas publicitárias no ESPAÇO PÚBLICO, a tarifa vêm aumentando. Cabe outra pergunta não menos arguta: "Quem está ganhando com isso?!?!?!"
.
A NOTÍCIA
O DETRAN divulgou que no ano de 2007 a frota de veículos na cidade de São Paulo aumentou 7%, o que significa que mais 400 mil novos carros entraram em circulação nas ruas da cidade. Com isso a frota da cidade chega a 6 milhões de automóveis e já é a 3º do país, ficando atrás apenas de Curitiba e Campinas, naquilo que condiz a proporção de carros por habitante. Vale lembrar que São Paulo tem aproximadamente 17,5 milhões de habitantes e, que, portanto, está muito à frente das duas cidades.
.
Congratulações, é claro, para o despropósitado poder dos nossos honrosos representantes eleitos democraticamente pelo peido de exercício da escolha que é este negócio de voto e que às picas para o bem-estar social, engordam a renda das já trilhonárias montadoras multinacionais, as quais, por sua vez, marketeiam sonhos de aço para sujeitos, sem muita massa cinzenta, se exibirem pelas vias com o mais novo modelo de auto-motor a sua cidadania, quando negam-se a oferecer a sociedade aquilo que lhe é de direito. Depois saem às loucas por um âncora televisivo que reclame: "Olha, este povinho que desrespeita o direito de ir e vir!!! Fecharam outra marginal. Vejam os quilômetros de congestionamento!".
.
Assim, ao invés de cobrarem uma prestação de serviço de qualidade das empresas que prestam o serviço de transporte nesta cidade e fazer parte do seu trabalho, legislam leis, para que, as mesmos joguem propagandas nas cabeças dos usuários. Nenhuma novidade isso, para quem vos escreve. Ademais, pra quem sabe ler nas entre-linhas, o poder municipal (Kassab e Serra + sua base parlamentar) não nos trata como cidadãos, senão como consumidores e como, ao que parece, a sociedade de forma predominante nem suspeita do que se trata este troço de cidadania, já deu conta de improvisar a liberdade de escolha tão bem margeada pelos slogans das campanhas publicitárias, habilmente sugeridas pelo BUSTV/METRÔTV/TV Cultura(?): "Quer ser cidadão?!?!? Compre um carro!!!". E os cães pastores, levam o gado de corte pra pastorear.
.
Pra piorar a tarifa nesta cidade vai aumentar novamente, num movimento curioso e perspicaz. Notem que nos últimos 5 anos o empreedimento privado vem tomando sem nenhum freio o espaço público, pois olha que óbvio: é ele quem está no poder. Decidiram sair detrás das cortinas. Perderam o comedimento e até andam fazendo filmes como o "Tropa DA elite" e distribuindo gratuitamente a violência policial, a tortura, o autoritarismo como solução política. Enfim, falo dos inúmeros quiosques que se multiplicaram como baratas nos terminais de ônibus e estações de metrô. Será que alguém já se indagou: "O que eu estou ganhando com isso?!?!?", pois parece que proporcionalmente a multiplicação dos quiosques e campanhas publicitárias no ESPAÇO PÚBLICO, a tarifa vêm aumentando. Cabe outra pergunta não menos arguta: "Quem está ganhando com isso?!?!?!"
AEK 2008/01: Ao que parece o sujeito ai também não sabe quem está ganhando com isso!
.
Enfim, não tenho outra perspectiva: O TRANSPORTE PRIVADO DE PÚBLICO, NA CIDADE DE SÃO PAULO, VÊM SE TRANSFORMANDO EM PRIVILÉGIO. Como tal, DEIXA DE SER DIREITO e cada vez menas pessoas terão acesso ao mesmo. Já com a tarifa de 2,30, uma pesquisa definiu que em tal valor, considerando-se a ida e a volta de um usuário, uma margem considerável e predominante da população veria completamente usurpada 1/3 do seu salário. Isso é tão absurdo como inaceitável. E quanto do teu salário vai corresponder? Já que parece que somente quando o próprio cú está em jogo é que as pessoas se mobilizam, embora ultimamente creio que nem isso esteja bastando, dado que, vejo um bocado de gente levando tapa na cara e ainda prestando reverência como forma de agradecimento.
.
.
Poxa, as montadoras devem estar molhando as calças de tanto debochar. Aumento de tarifa. Direito de transporte virando privilégio. Frota de ônibus reduzida pelo des-governo Kassab. Aumento da tarifa de metro pelo desgovernador Serra. População ávida pela título de cidadania que acredita possibilitada pelo automotor, reflexo da ascensão social que acredita ter atingido. Recorde de unidades produzidas e vendas de automóveis em 2007.
.
Enquanto, isso boa viagem meu caro Vai de bicicleta. Vai a pé. Atividades saudáveis, sem dúvida, mas seria bom que decorressem da nossa opção, ao invés da nossa falta de opção. Mas, hey, só toma cuidado na rua, pois já temos 1 CARRO PRA CADA 1,8 HABITANTE. Não esqueça que somos quase 18 milhões e que em breve estaremos chegando aos 10 milhões de automóveis, enquanto ainda estivermos exercitando as nossas vontades somente nos anos eleitorais ou mesmo nos preocupando com os comentários cretinos dos âncoras. E vai um conselho: não respira fundo, que tu pode morrer ainda mais cedo.
Um comentário:
Não sei pq. todo mundo gosta de andar de carro...
Postar um comentário