quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Dança o martelo nas mãos de maníacos!

2008/08 AEK
perduram invencíveis senzalas
sob o ornato de outra fachada
quem morar o teu rosto no muro
ouvirá que não cala a tortura
.
ao contrário soam aos berros
as correntes que aram a terra
o açoite que rasga o vento
o repouso da bala no peito.
(2008/08 - Alek Sander de Carvalho)
.
Perduram invencíveis senzalas
Em coisa de 24 horas transitou-se da tentativa de assassinato a "moradores" de rua, coisa que até o momento já vitimou uma vida; para a libertação de torturados pelo sistema que os produziu como réus confessos e que se não fosse o depoimento de um maníaco (que pôs se assumir o crime) ainda estariam presos. Em duas situações a mesma cena: dança o martelo nas mãos de maníacos!
.
São por estes incidentes, acredito tão frequentes que talvez seja insensatez continuar a qualificá-los como incidentes, que afirmo, mesmo carregado de dúvidas alimentadas pelo alheamento promovido pelos veículos de informação desinformante,... em tom de questionamento, pra não ser acusado de lunático: Será que realmente não vivemos sob um processo ditatorial??? Ou posto de outra forma, qual tipo de ditadura nós vivemos???
.
Tire suas próprias conclusões
O episódio que envolve Wagner Conceição da Silva, Renato Correia de Brito e Willian César de Brito Silva com o assassinato e estupro de Vanessa Batista de Freitas me fez lembrar dos irmão Naves, que lá nos porões da ditadura Vargas foram torturados até dizerem: "Sim, fomos nós!". Mas os irmãos entraram no cerne, pois foram fruto do considerado "maior erro" jurídico deste país. Tudo deu-se porque submeteram-os aos mesmos métodos de "interrogatório" que fariam até o capeta declarar-se como fervorosamente cristão. No caso dos Naves, torturam-nos para que assumissem aquilo que nunca foram: Sequestradores e assassinos. Fato verídico que se confunde com a ficção nada fabular, por exemplo, de um clássico da literatura como "O Processo" de Kafka. Em nossos tempos dói pensar que isso não irá repercutir mais do que 1 dia.
.
Se a história se repete como farsa e tragédia, assim, como outrora, em 24 horas transitou-se de presos torturados à "catadores" que sofreram tentativa de assassinato, o qual, um dos 4 não resistira e acabou por falecer. Aliás os atentados aos "moradores" de rua têm se multiplicado da mesma forma assustadora pela qual não se noticiam os mesmos. Ou poderia também dizer: da mesma forma assustadora pela qual a metrópole e seus premíscuos jogos os produzem. Fato é que para qualquer linha que se siga notamos que o resultado desta inconsciência premeditada é o tão popular naturalizado: "nada se faz!".
.
Por fim, mais uma vez essas histórias vieram à tona, mas não é sempre que o veículo alienador mostra boa vontade. Nós optamos por destacá-las neste espaço. O que me resta neste fim de reflexão é outro questionamento, ao invés, de solução, mas enfim não se chega a resposta alguma sem este passo: Quantos silenciaram esta noite sob à tortura de neo-facismos no país que se orgulha de não possuir nada em comum com o regime chinês ou cubano?
.
Para saber mais sobre os irmãos Naves dá uma olhada neste interessante site: http://www.geocities.com/CapitolHill/Lobby/1647/Casos/caso02.htm
.
Sob o nosso posicionamento acerca do regime desgovernamental contemporâneo: http://carmesincarmesin.blogspot.com/2008/05/fonte-fsp-24042008-14h24-presidente-do.html
.
Vos deixo, enfim, com as duas notícias que motivaram esta resenha, ocorridas nesta Quinta-feira.
.
.

Fonte: 'Estadão" on-line... arghhh
Inocentes deixam CDP sob aplausos
Após 2 anos, presos por crime de maníaco recuperam a liberdade
Josmar Jozino
.
Sob aplausos e choro de parentes, três rapazes deixaram às 15h35 de ontem o Centro de Detenção Provisória (CDP-1) de Guarulhos, na Grande São Paulo, após 2 anos e 15 dias de prisão. Wagner Conceição da Silva, de 25 anos, Renato Correia de Brito, de 24, e Willian César de Brito Silva, de 28, foram acusados injustamente de matar e violentar Vanessa Batista de Freitas, de 22 anos, em 19 de agosto de 2006. Só foram libertados porque Leandro Basílio Rodrigues, de 19 anos, apontado pela polícia como o Maníaco de Guarulhos, confessou o crime.
.
Ao revelar que era o verdadeiro autor do assassinato de Vanessa, Rodrigues disse aos policiais: "Se tem pessoas presas, são inocentes. Quem matou essa moça fui eu." Responsáveis pelas investigações dos crimes cometidos pelo Maníaco de Guarulhos consideram que ele pode ter cometido mais crimes e seria um criminoso pior que o motoboy Francisco de Assis Pereira, o Maníaco do Parque, que teria cometido pelo menos dez assassinatos (mais informações na página C5).
.
Assim que os três passaram pelo último portão de ferro do CDP-1, a dona de casa Iraildes Alves Conceição, de 49 anos, beijou e abraçou o filho Wagner, olhou para o céu e disse em voz alta emocionada: "Obrigada, Pai." O filho não conseguiu conter as lágrimas. Willian também deu um forte abraço na mulher, Natália Priscila Brandão, de 20 anos, e chorou. "É maravilhoso estar livre. Vocês não imaginam o sofrimento que passei. Só Deus. Agora quero curtir minha família e dar um beijo no meu filho." Segundo Natália, Cauã, de 3 anos, sentiu muito a ausência do pai e até hoje passa por sessões periódicas com um psicólogo.
.
O motorista Avelino Cardoso da Silva, de 48 anos, também se emocionou ao reencontrar o filho Willian. Ele disse que gastou R$ 20 mil para tentar provar a inocência dele e até hoje está com o nome sujo na praça. Silva destacou que o filho e os outros dois rapazes foram torturados por PMs, levados para um matagal e só não morreram porque um carro passou pelo local e os policiais resolveram levar os três para a delegacia. Acrescentou ainda que, no 1º Distrito Policial de Guarulhos, eles também apanharam.
.
De chinelo, camiseta azul e bermuda branca, Renato reencontrou a tia Maria Aparecida, mãe de Willian. A namorada, Marilândia Nascimento Santos, de 19 anos, o aguardava ansiosa. Ambos se beijaram e choraram.
.
JÚRI
O alvará de soltura foi concedido ontem pelo juiz Leandro Jorge Bittencourt Cano, do Tribunal do Júri de Guarulhos. Apesar de terem sido inocentados pela confissão do Maníaco de Guarulhos, os rapazes serão submetidos a julgamento pelo Tribunal do Júri de Guarulhos.
.
Como o processo está pronto, nada se pode fazer para evitar o julgamento. "O Ministério Público pedirá a absolvição dos três", adiantou o promotor Marcelo Oliveiro, autor da denúncia contra os réus.
.
.

Quatro carroceiros são baleados na zona oeste de SP
Grupo estava sob a marquise de uma agência bancária na Rua Martin Tenório com a Rua Clemente Álvares
Camila Alves, do estadão.com.br
SÃO PAULO - Quatro carroceiros foram baleados na Rua Martin Tenório com a Rua Clemente Álvares, na Lapa, zona oeste de São Paulo, na madrugada desta quinta-feira, 4.
.
Segundo informações iniciais, as vítimas estavam sob a marquise da agência do Unibanco quando ocupantes de um veículo fiat uno vermelho apareceram e realizaram os disparos.
.
Três viaturas do Corpo de Bombeiros foram acionadas. As vítimas foram encaminhadas para o Hospital das Clínicas, aos prontos-socorros Vila Penteado e Sorocabano. Não há informações sobre as identidades dos carroceiros e dos autores do crime.
.
*detalhe: o sítio do 'Estadão' anunciou a morte de um dos "catadores" as 10:30hs.

Nenhum comentário: